Professor Fernando Gama: Campanha pelo Mais e pelo Melhor

Todos nós queremos ser mais felizes, seja no amor, no trabalho, em família, na vida pessoal, profissional e afetiva, mas vocês já repararam que, ao mesmo tempo, e paradoxalmente, estamos cada vez mais nos contentando com aquilo que as vida nos oferece, sem de fato arregaçar as mangas para buscar o que realmente queremos? E se nós lançássemos uma Campanha pelo Mais e pelo Melhor?

Nessa pseudo-campanha, ao invés de aceitarmos o mais ou menos em nossas vidas, nós, a partir de hoje, só iríamos aceitar o excelente, o máximo, o melhor, nada menos daquilo que realmente temos direito, o que acham? É para isso que eu convido vocês para uma pequena reflexão sobre nossas vidas, hoje.

Cada vez mais, eu vejo pessoas que aceitam um relacionamento qualquer, talvez com medo de ficarem sozinhas, e acabam tendo apenas uma vida mais ou menos. Ao invés de procurarem e batalharem pelo que realmente querem e merecem. E depois, reclamam do parceiro, seja ele um namorado (a), esposo (a) ou até mesmo, um colega de trabalho, ou sócio, etc. Nós escolhemos mal, com preguiça, medo, ou falta de vontade de lutar pelo mais e pelo melhor, e depois, colocamos a culpa no outro pelas frustrações que isso acarreta. Bem justo, não é mesmo? 

Isso acontece em diversas situações na nossa vida. Um sujeito estuda "mais ou menos", não dá tudo de si, não arregaça as mangas, não faz o mais, nem o melhor, mas espera que a vida lhe traga uma aprovação em um excelente concurso público. Mas, como a aprovação não vem, ele culpa a todos, dos familiares ao governo, mas não consegue enxergar que ele mesmo fez um pacto com a mediocridade. Esqueceu que, mesmo podendo, deixou de lutar pelo mais e pelo melhor, simplesmente, porque era mais cômodo ou "mais ou menos".

O "mais ou menos" é uma coisa muito perigosa em nossas vidas. Se tivéssemos que nos contentar com isso, a humanidade não teria chegado aonde chegou: Santos Dumont poderia se acomodar e achar que o transporte terrestre já era bom o suficiente, então, para se preocupar em inventar o avião? Mick Jagger, cuja banda Rolling Stones completou 50 anos em 2014, milionário, poderia se contentar com o que já fez na vida, mas, ao contrário, lançou uma nova turnê pelo mundo para anunciar seu novo álbum....Aos 71 anos de idade. E alguns não entendem como uma banda que está junta há 50 anos, resolve treinar 8 extenuantes horas por dia. Eu entendo, eles querem o "mais e o melhor", não o "mais ou menos".

Steve Jobs não se contentou em ter a maior e mais valiosa companhia do mundo e, em 2007, lançou um telefone celular que revolucionou a forma como interagimos hoje em dia com a computação e entre nós. Imaginem se ele tivesse se contentado com a fama e com a fortuna, será que teríamos hoje o nível de desenvolvimento nessa área que temos? Eu poderia dar milhares de exemplos de pessoas de sucesso, que simplesmente, não aceitam nada menos do que podem e do que merecem, que não aceitam o morno, o mais ou menos, que lutam atrás dos seus sonhos, de verdade, sempre buscando o mais e o melhor. Mas, ao invés de fazer isso, eu vou lhes perguntar? O que você tem feito para ser mais e melhor? 

Agir no "mais ou menos", é muito simples. É como andar em uma estrada em linha reta, a velocidade constante. Mas, abrir mão do seu conforto, da sua zona de conforto que sua vida "mais ou menos" lhe oferece, para buscar o mais e o melhor, vai exigir trabalho, estudo, dedicação, amor e, principalmente, coragem. Sem coragem, não conseguimos sair da nossa zona de conforto para buscar o que realmente merecemos. E aceitamos o "mais ou menos". Quando a frustração vem, a culpa nunca é nossa, é sempre dos outros. Afinal, se não temos coragem de lutar pelo que queremos, teremos coragem de assumir os nossos erros? Claro que não....

Coragem não é ausência de medo. Eu mesmo tenho medo de muitas coisas. Já contei para muitos dos meus alunos sobre o meu medo de avião e, eu, sinceramente, acho que toda pessoa inteligente tem medo de avião. rsrs. Brincadeiras à parte, hoje em dia, eu enfrentei o medo e, apesar de tudo, consigo voar normalmente. Eu simplesmente não aceitei mais aquilo como limitante na minha vida, e decidi que iria buscar o mais e o melhor. Buscar o mais e o melhor, é acima de tudo, uma decisão que precisamos tomar. Uma decisão, que não depende de outras pessoas, unicamente de você. 

É claro que não estou falando para nos tornarmos pessoas egoístas, mesquinhas, que só pensam em si. Muito pelo contrário. Aquele que busca o mais e o melhor, está fazendo um bem não só a si, mas a todos os que o cercam, sociedade inclusa. Aquele que deixa a mediocridade de lado e para de buscar soluções para se manter no "mais ou menos", é um corajoso que não se permite viver menos do que merece simplesmente pela falta de luta pelo mais e pelo melhor. É o sujeito que não aceita um relacionamento mais ou menos, para não ficar só, mas quer estar sempre "apaixonado", ciente de que manter a paixão acesa por anos a fio, depende de muita luta, muita garra, muita dedicação. O corajoso não é aquele que não tem medo, mas o covarde, aquele que aceita as condições e deixa de lutar pelo que quer, e aceita aquilo que a vida lhe impõe, esse sim, é um medroso. Você está lutando pelo mais e pelo melhor? Você está satisfeito com a sua vida, no "mais ou menos"? Quer mudar? Quer realmente mudar? Então, o que tem feito para atingir a felicidade plena, não aceitando nada menos do que você merece, nada menos do que você é capaz?

Tenha coragem para enfrentar seus medos, e deixe de lado velhas desculpas para não ser feliz completamente. Não seja aquela pessoa, que ao fim da vida, vai se lamentar por aquilo que poderia ter feito, mas, por medo e covardia, não o fez. Nós nascemos para sermos felizes, completos, e temos todas as condições para isso. Vamos fazer um pacto contra a mediocridade, contras as lamentações, contra o "mais ou menos". Que tal se, a partir desse momento, você fizesse uma pequena reflexão na sua vida para torná-la "mais e melhor", em todos os seus aspectos? Esqueça um pouco "o que os outros vão pensar de você", tenha coragem para assumir aquilo que você realmente quer e não aceite nada a menos do que isso. Você será mais feliz no seu relacionamento, mais feliz no trabalho, mais feliz com você mesmo, porque a coragem, além de tudo, é um remédio contra a infelicidade. Aceitamos as derrotas que a vida nos impõe, pelos riscos que corremos, mas simplesmente aceitar o "mais ou menos" pelo nossa covardia é um dos maiores venenos para a nossa alma: e no fundo, nós sabemos, mais do que ninguém, quando estamos simplesmente aceitando o "mais ou menos", ao invés do ótimo, do excelente, do bom, do perfeito. E, ao invés de buscarmos isso, gastamos nosso tempo com explicações, desculpas, para os nossos resultados "mais ou menos". Você quer ser "mais ou menos", ou ser mais e melhor?

Já viram aquela pessoa que quando você aperta a mão dela, ela faz um sorriso amarelo e, ao invés de dar mão com vontade para o cumprimento, com calor, amor e força, só oferece a pontinha do dedo, como se estivesse quase morrendo, como se não quisesse muito contato? Pois é. Essa pessoa desistiu do mais e do melhor, e simplesmente, aceita um contato superficial, ao invés de dar aquele abraço acalorado, aquele aperto de mão com vontade e coração, que faria com certeza a outra pessoa se sentir melhor. Já viram o sujeito, que ao invés de lutar pelo o que quer, fica o tempo todo reclamando, por aquilo que não conseguiu? Já viram aquele colega de trabalho que ao invés de entregar o que esperam dele, se acostumou a dar desculpas? Ao invés de usar seu potencial para o mais e o melhor, ele usa para criar desculpas para o mais ou menos.

O "mais e o melhor" não é um objetivo em si mesmo; antes de tudo é uma prática de vida que exige trabalho, vontade, coragem, constantes. Seja para cumprimentar alguém, seja para lavar um prato, seja para namorar, seja para fazer uma viagem, seja para conversar com alguém, seja para escrever um texto na internet, seja no trabalho, o "mais e o melhor" exige que você deixe de lado velhas práticas, sua covardia e parta para fazer tudo com aquele espírito de amor, perfeição, vontade pela excelência. E você, vai ficar aí parado, ou vai aceitar o meu desafio, o meu pacto pelo mais e pelo melhor a partir de agora em sua vida? Convido todos vocês, a partir de hoje, a refletirem, em todos aspectos da suas vidas, onde as insatisfações afloram, o que você pode fazer para ser um ser humano mais e melhor, que na verdade, é aquela pessoa que está aí dentro de você, aprisionada por aquele sujeito covarde, chamado o "mais ou menos". Se você pode ser mais e melhor, não aceite nada menos daquilo que você merece. Esse é o seu passaporte para uma vida muito mais feliz e completa. E é o que eu sinceramente desejo a todos vocês.

Boa noite.

Abraços,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depoimento do 1º Colocado AFRFB 2012 - Thomas Araujo Jorgensen