Coachings e Mentorias para Concursos - Alexandre Meirelles


Concursandos, de alguns anos para cá surgiram diversos profissionais especializados em orientação para os concurseiros, os chamados “coaches”. Desde então, quase todo dia recebo mensagens de pessoas perguntando se é interessante ou não utilizar o serviço de um coach, quais os mais recomendados etc.
Bem, devido ao aumento dessa demanda e para explicar algumas coisas que não estão bem entendidas nesse ramo, escrevi este artigo. Aproveitei para comentar sobre outro tipo de serviço bem parecido com o de coaching, que é a mentoria (mentoring).
Em breve, finalmente terei meu site, que vai ao ar em dois meses no máximo, no qual pretendo escrever mais artigos sobre assuntos diversos sobre concursos. Para desenferrujar, passei minha 2a de carnaval escrevendo este artigo aqui, o qual espero que gostem. Ficou grandinho, quase 4 páginas no word, mas raramente um bom texto é pequeno, por isso sempre preferi escrever sem deixar margem a dúvidas. É como os filmes que mais gosto, que quase sempre passam das duas horas de duração (O Poderoso Chefão, Senhor dos Anéis, Star Wars etc.). Devido ao seu tamanho, sugiro reservar uns 15 minutos para ler tudo com calma. Garanto que vai sair com algum conhecimento a mais, mesmo que não pretenda utilizar esses serviços um dia.
Então vamos ao que sei sobre o assunto, pois li os principais livros sobre coaching, fiz uma formação em coach para entender melhor esse ramo e conversei com alguns amigos que estão atuando como coaches para concurseiros. Portanto, hoje posso dizer com mais propriedade do que há alguns meses, quando não sabia nada, só achava a palavra “coach” bonita. E antes que me perguntem, não tenho vontade de realizar coach para concursos, pelo menos não por enquanto. Na verdade, vontade eu já tive, eu não tenho é tempo mesmo, porque se tivesse, faria, pois acho que seria legal tanto para mim quanto para meus coachees. Mas não descarto um dia fazer isso, quem sabe no dia em que meu filho parar de sujar tantas fraldas e meu trabalho como fiscal não me exigir tanto.
Vamos primeiro a algumas definições. O coach é o profissional que é o orientador, o facilitador. Traduzindo literalmente a palavra, seria o treinador. Já o coachee é o cliente do coach, no nosso caso, o concurseiro. O coaching é o processo de desenvolvimento que o coach conduz para que o coachee chegue aonde quer chegar. Por último, coaches é o plural de coach.
Para ser coach, a pessoa deve passar por um curso especializado e reconhecido por algumas instituições da área e fazer alguns coachings para praticar, para só então receber o certificado.
Existem diversos institutos de formação de coaches país afora, alguns até brigam ferrenhamente entre si dizendo que o outro não forma nenhum coach porque faz tudo errado etc. Enfim, há uma certa disputa de mercado e de filosofia entre alguns deles, mas isso não é problema meu, muito menos seu que tem é que estudar para passar em seu concurso.
Esses cursos de formação de coaches não são baratos. Normalmente, só o curso básico gira entre quatro e oito mil reais. Quase sempre são oito dias inteiros de curso, fora os coachings que você tem que fazer. Dependendo do curso, ainda tem algumas dezenas de horas de aulas online para ver em casa.
E por que essa proliferação de cursos de formação de coaches? É porque esse profissional passou a ser cada vez mais requisitado pelo mercado, principalmente para atuar dentro de empresas e com empresários e empregados. Basicamente o coach é dividido em três áreas, a saber: coaching pessoal, coaching de vida e coaching empresarial. Esses podem ser subdivididos em diversos outros, tais como coaching de emagrecimento, de relacionamentos, de atletas, de vendas, de carreira, de orientação profissional. Com o uso proliferado dessa palavra, surgiram ainda os chamados coachings de fotografia, de tarô e, claro, coaching para concursos, porque se não existisse esse tipo, eu não estaria escrevendo sobre o assunto neste livro rs.
Analisando somente a palavra “coaching”, percebemos que ela entrou na moda e que por isso ela ajuda a vender o serviço dos profissionais que hoje estão ensinando ou orientando seus clientes, mesmo que não estejam fazendo um processo de coaching propriamente dito. Hoje é muito mais “chique” um profissional que ser chamado de “coach de fotografia” do que “instrutor de fotografia”, por exemplo. Só o uso dessa palavra aumenta o valor a ser cobrado do cliente. Parece bobagem, mas certamente funciona, porque se não funcionasse, não teria entrado tanto na moda.
Se formos seguir à risca as funções regulamentadas de um coach, veremos que este não deve passar as respostas prontas para o coachee, ele deve conduzir seu cliente para que este chegue às suas próprias respostas, caso ainda não as tenha. Assim, o coach ajuda o coachee a resolver seus problemas, a tomar suas decisões, a mudar suas atitudes, a trilhar seu caminho, a desenvolver novas habilidades. O coach apresenta tarefas, previamente combinadas com seu coachee, a serem cumpridas por este em um curto espaço de tempo, geralmente de uma semana ou um mês. O coach sabe fazer as perguntas certas para que o coachee encontre as respostas que precisa para atingir seus objetivos.
O coach não precisa ter conhecimento na área de atuação do coachee, tanto é que inúmeros empresários são clientes de coaches que não entendem nada da área de atuação do empresário. Alguns desses profissionais são extremamente bem remunerados, há alguns que cobram milhares de reais a hora de atendimento e mesmo assim não têm horário na agenda, acredite se quiser. Há valores de coaches que eu não coloquei aqui para você não me chamar de mentiroso.
Bem, então você deve ter percebido que em nossa área o coaching não é realizado exatamente da forma para a qual ele foi definido, se formos chatos com o uso dessa palavra, porque o que tem sido feito é uma orientação para os concurseiros, na qual quase todas as respostas são passadas prontas. Não há o tal processo do coach levar o concurseiro a encontrar suas próprias respostas, mas há a parte do acompanhamento do progresso do cliente, das tarefas a serem executadas semanalmente etc. Sinceramente, acredito que a parte de fazer o cliente encontrar as respostas para os seus problemas não tem muita utilidade no mundo dos concursos, pois os concurseiros querem é saber o que deverão fazer para aumentar suas chances de aprovação. Depois de aprovado, se ele quiser resolver seus problemas pessoais e trilhar melhores caminhos em sua vida com a ajuda de um coach, beleza, terá dinheiro para pagar um. Quando fiz minha formação em coach, gostei demais do que aprendi por lá, pois ajudou-me em alguns aspectos não bem resolvidos em minha vida, alguns dos quais eu nem sabia que tinha, mas tinha. Foi como uma espécie de terapia. E ainda quero fazer outros cursos na área, para minha progressão pessoal mesmo, só estou esperando dar uma aliviada no bolso, porque são cursos caros. Recentemente fiquei interessado em um curso, mas quando me passaram o preço de dez mil reais para fazê-lo, desisti por “motivos de força maior” rs.
Depois disso tudo que comentei, sugiro não sermos tão chatos com essas definições, mesmo porque elas não são pedidas em concursos, vamos nos preocupar em entender o que os colegas do ramo estão fazendo por aí, seja qual for o nome que deram para isso. Afinal, quantos professores são chamados de mestres sem nunca terem feito um mestrado? Quantos bacharéis em Direito se chamam de doutores sem nunca terem feito um doutorado, nem um mestrado sequer? Sabemos que mestre e doutor não são pronomes de tratamento, são títulos acadêmicos, isso consta nos manuais de redação, dicionários etc., mas esses títulos entraram no uso cotidiano dos professores e advogados, assim como aconteceu com os coaches. Alguns desses coaches de concursos estão realmente ajudando muitos concurseiros, com certeza. Os depoimentos de aprovados agradecendo aos seus coaches são inúmeros. Sabemos que há muita gente boa nesse mercado, mas, como em todo ramo de atividade, alguns não são bons, são meros oportunistas.
Existe ainda um outro tipo de orientação parecida com a do coach, é a realizada por um mentor ou tutor. No processo de mentoria (ou mentoring) o mentor não faz com que o seu mentorado ou tutorado (ou tutelado) encontre suas próprias respostas, ele o orienta realmente no que deve fazer, com base em sua experiência. Perceba então que se o mentor não for tido como referência em sua área, vai morrer de fome, então é melhor que ele realize o serviço de coach, e não o de mentoria. Depois de algum tempo, se conseguir ficar mais conhecido em sua área, aí sim poderá fazer mentoria.
No coaching, o coach tem as perguntas certas a serem feitas, já o cliente que tem que saber as respostas ou terá que descobri-las. No caso da mentoria, o mentor tem as respostas para as dúvidas do mentorado, que é quem faz as perguntas. É o contrário. Perceba então que uma das grandes diferenças do coach para o mentor é que este necessariamente precisa ser um expert na área, com anos de experiência; já aquele não precisa saber do assunto, ele deve fazer com que seu cliente encontre seu caminho e trilhe-o da melhor forma possível.
Após essas definições, fica fácil perceber que os coaches de emagrecimento, fotografia, malhação etc. não são coaches propriamente ditos; eles são mentores, professores ou orientadores. Contudo, chamam-se de coaches porque é um nome mais na moda, simplesmente por isso, ou por desconhecimento do que é ser um coach de verdade. E a verdade é que a palavra coach está tão forte que se alguém se chamar de “mentor de fotografia”, por exemplo, correrá o risco de ser deixado de lado, porque todo mundo quer ter um coach, e não um mentor.
Bem, e o que os coaches de concursos estão fazendo na prática? Vejamos. Existem dois tipos básicos de coaches nesse ramo. O primeiro, o mais comum, é o orientador que diz ao concurseiro o que deve ser estudado semanalmente, quais materiais a serem utilizados, quais as melhores formas de estudar etc. Nesse caso, o concurseiro quando contrata o coach quase sempre já sabe qual concurso quer prestar, então ele procura um profissional que o orienta para aquele concurso especificamente. Há sites que dividem seus coaches nos especializados na Receita Federal, outros no TCU, outros em tribunais etc. Cada coach cuida da área que mais entende.
Algumas vezes o coach ainda efetua algum acompanhamento por e-mail, WhatsApp ou Skype, por exemplo, fazendo com que seu cliente mantenha a programação de estudos previamente estabelecida. Isso funciona muito bem para quem não é disciplinado e precisa de uma orientação melhor sobre o que estudar. Esses coaches costumam manter dezenas de coachees ao mesmo tempo para cada concurso, então perceba que não tem como ele realizar um trabalho muito direcionado para cada concurseiro, pois tem que assessorar todos em termos gerais. Caso contrário, necessitaria de 50 horas por dia para fazer uma programação para cada um deles e ainda acompanhá-los diariamente, mas nem por isso seu serviço não merece reconhecimento, pois é muito útil para a maioria dos seus coachees. É normal que existam coachees que ficam insatisfeitos com seus coaches, geralmente ou porque o coach pisou feio na bola ou porque o coachee não conseguiu acompanhar a programação e o coach não teve como reprogramar o caso dele especificamente, devido ao excesso de trabalho. Entretanto, a maioria dos coachees, quando o coach entende do assunto e é comprometido com seu trabalho, gosta muito do resultado.
Outro tipo de coach, que ainda é pouco encontrado para concursos, é o do serviço de mentor propriamente dito. Dá para contar quem faz isso nos dedos de uma mão.
No caso da mentoria, o concurseiro, algumas vezes totalmente perdido, procura uma pessoa com experiência na nossa área para orientá-lo sobre qual concurso deve fazer, por onde estudar, de que forma estudar etc. Contudo, esse profissional raramente efetua algum tipo de acompanhamento semanal do estudo do seu mentorado. Na verdade, o concurseiro paga por uma sessão de consultoria com um expert no assunto, por confiar em seu conhecimento. É claro que é muito indicado que antes ele ouça o concurseiro, para sentir suas características e necessidades, e a partir dessas orientá-lo. O mentor o orientará sobre como fazer, dará o caminho das pedras e eventualmente manterá algum contato posterior com o mentorado (ou tutorado, como preferir chamar).
Veja que o mentor tem a vantagem de atuar de forma mais personalizada no início, mas a partir daí o concurseiro terá que seguir seu caminho com as próprias pernas. Só que muitas vezes a simples orientação inicial do mentor poderá mudar o rumo do concurseiro. Sei de um que antes de conversar com o mentor estava estudando para o concurso A, com poucas chances de sair o edital tão cedo e de ser aprovado quando esse fosse publicado. Foi o mentor sugerir que ele fizesse o concurso B, com remuneração parecida, edital mais próximo e com mais chances de passar, que o concurseiro mudou seu rumo naquele dia, encarou a batalha, passou e até hoje deve muito de seu sucesso na vida a esse conselho do seu mentor. É a opinião da experiência. Se tivesse procurado um coach, teria estudado para o concurso A, afinal, era o que pensava que era o melhor para ele antes de conversar com o mentor. Note que ele poderia ter procurado um coach para o concurso B após a mentoria, o que poderia ter melhorado ainda mais suas chances de passar, ou teria passado em uma colocação ainda melhor, no caso dele.
O ideal mesmo seria um concurseiro utilizar primeiro o serviço de um mentor e depois o de um coach, caso sinta necessidade. Contudo, precisará de uma boa grana para isso, claro, porque esses serviços não costumam ser baratos. Se forem muito baratos, como tudo na vida, desconfie. Como sempre me diz um colega meu aqui do fisco: “A vida é uma regra de três direta, quanto melhor o produto que quiser adquirir, mais pagará por ele”. Pense em vestuário, carro, modelo de celular, alimentação etc. que verá que meu amigo tem razão. Há suas exceções, claro, mas são poucas.
Enfim, você quer saber se eu acho que deve utilizar um desses serviços? Bem, primeiro, depende da sua grana disponível, conforme já dissemos. Claro que dinheiro nenhum concurseiro tem sobrando, mas se você acreditar que um serviço desses realmente poderá ajudá-lo em sua preparação, talvez seja a hora de rever suas prioridades nos gastos.
Sei que há muitos concurseiros que pensam que isso é tudo bobagem, uma forma de arrancar dinheiro dos inocentes, mas eu não compartilho dessa opinião, apesar de respeitá-la, pois costumo ser bem cético com novidades também. Afinal, no meu tempo não havia nada disso, e todo mundo passava sem eles, assim como a imensa maioria dos aprovados até hoje ainda passam. Logo, não são imprescindíveis. Confesso que no início dessa história de coaching para concursos eu achei isso uma grande bobagem, pois acreditava que tudo que o concurseiro precisava saber sobre como estudar estava no meu livro. Depois comecei a ver aprovados elogiando o trabalho de seus coaches e passei a respeitá-los mais. Assim, reconheci que há pessoas que funcionam de forma muito melhor caso tenham alguém as orientando e cobrando de perto. Portanto, hoje eu acredito que há pessoas que precisam desse serviço e outras que não, tal como acontece em quase todos os outros serviços de orientação.
Há gente que para ir malhar precisa de um personal ao seu lado, caso contrário, faltará a academia, fará os exercícios com postura errada, pulará alguns exercícios da série e não se alongará corretamente. Tem gente que para emagrecer precisa ir a um nutricionista para pegar alguma dieta para seguir à risca, porque se deixar para melhorar sua alimentação com o que é de conhecimento geral sobre qual é a forma mais indicada de se alimentar para emagrecer, não fará dieta nenhuma. Tem gente que para parar de fumar precisa de algum remédio para isso, já tem gente que resolve parar de fumar e consegue com sua pura força de vontade. Bem, você já entendeu o meu ponto de vista sobre a utilidade desses tipos de serviço. São de fato úteis para alguns concurseiros, mas não são imprescindíveis. Contudo, podem representar a aprovação ou não, dependendo do caso.
A minha intenção ao escrever este capítulo foi a de explicar o que é o tal de serviço de coach para concursos que proliferou recentemente e quais as suas formas de atuação. Espero que tenha cumprido essa missão. Agora sei que você entende melhor o que são os tais coachings e mentorias para concursos, então caberá a você decidir se utilizará esses serviços ou não.
Por último, por favor, não me peça recomendações de profissionais área, pois tenho amigos atuando em diversos desses serviços e iria arrumar a maior briga pro meu lado caso eu indicasse algum deles e deixasse os outros de lado.
Fonte: https://www.facebook.com/alexcepc/posts/654150814714163

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depoimento do 1º Colocado AFRFB 2012 - Thomas Araujo Jorgensen